DALBERTIANDO

Este blog foi criado pelo interesse mais do que necessário de estar junto a amigos blogeiros e descobrir novos malucos que nem eu . Já era tempo : sou internauta há mais de 8 anos , quando o acesso na WEB era cobrado por hora com limite de acesso mensal (12 horas, 24 horas). Os provedores brasileiro eram o MANDIC e UOL.

Wednesday, June 06, 2007

FESTA JUNINA



A festa Junina é uma celebração brasileira de origem européia, historicamente relacionada com a festa pagã do solstício de verão que era celebrada no dia 24 de junho segundo o calendário pré-gregoriano e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". Ela festeja no Brasil três importantes santos católicos: São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho).

O mês de junho traz o inverno e as tradicionais festas populares, nas quais agradecemos ao Sagrado pelos frutos da terra e pelas colheitas em geral. Entre os católicos, festeja-se em torno de Santo Antônio, São João e São Pedro. Entre os protestantes, evangélicos e outras religiões tradicionais, são realizadas as Festas das Primícias. Em todas elas, comem-se as frutas, raízes cozidas e assadas e doces com ingredientes característicos da semeadura realizada na estação anterior. As muitas canções, as bandeirinhas, danças e brincadeiras são representações simbólicas das pequenas cidades e povoados rurais, onde os agricultores se reuníam para se abraçar e agradecer ao Divino a bem-sucedida colheita. Estas tradições podem e devem ser revividas em nossas escolas, ambientes de trabalho, grupos de amigos, ruas, condomínios e outros espaços de convivência. Importante registrar, que, independentemente de religiões, estas são tradições que os brasileiros precisam cultivar e transmitir às futuras gerações, pois somos uma potência agrícola e é imperioso disseminar uma cultura de valores (artístico-culturais) sobre esta relevante questão econômico-social.
De origem européia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã do solstício de inverno em árvore de Natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (24 de Junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João européias (da Estônia ao Portugal, da Finlândia à França).
FOGUEIRAS

Uma legenda católica cristianizando a fogueira do solstício estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria..Quando Isabel acendeu a fogueira e hasteou uma bandeirinha para anunciar o nascimento de seu filho, São João, a fogueira era sinal de bom presságio.

As fogueiras de São João, que queimam atualmente, na noite de 23 de junho (véspera da festa de São João), eram no começo, fogos de fertilização e purificação que se acendiam no dia do Solstício de Verão, na Europa (21 de junho), justamente antes das colheitas, em honra aos deuses para agradecer as suas bondades, ou imediatamente depois, para purificar a terra.
As festividades de São João, portanto, celebram a vida, o Sol, o fogo transformador que consome o velho para criar algo novo.

As fogueiras juninas merecem uma consideração à parte. A de Santo Antonio é quadrada. A de São João, redonda. A de São Pedro, triangular.


Os balões
Os balões eram um elemento comum durante o São João brasileiro. Tornou-se, no entanto, uma prática proibida por lei, devido ao risco de incêndio. os baloes serviam para avisar que a festa iria começar eram soltados de 5 á 7 baloes para se indentificar.

Simpatias, sortes e adivinhas para Santo Antônio
O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:
Confessei-me a Santo Antônio,
confessei que estava amando.
Ele deu-me por penitência
que fosse continuando.
Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar! A seguir, algumas simpatias feitas para
Santo Antônio:
Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam-no de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo. E elas pedem:
meu Santo Antônio..
Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.
No dia 13, é comum ir à igreja para receber o "pãozinho de Santo Antônio", que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.

QUADRILHAS
Adicione uma colher de chá de tradição francesa. As quadrilhas são inspiradas em bailes rurais da França do século XVIII, em cujas coreografias os casais se cumprimentavam e trocavam de pares. Essas danças desembarcaram com a família real portuguesa em 1808. Até hoje, em alguns lugares, as evoluções são orientadas por palavras francesas aportuguesadas: promenade (passeio), changê (trocar), anavam (em frente), anarriê (para trás).

1 Comments:

Blogger Unknown said...

gostei muito adorei esse formato beijos gleicy de alagoas

5:06 PM  

Post a Comment

<< Home