DALBERTIANDO

Este blog foi criado pelo interesse mais do que necessário de estar junto a amigos blogeiros e descobrir novos malucos que nem eu . Já era tempo : sou internauta há mais de 8 anos , quando o acesso na WEB era cobrado por hora com limite de acesso mensal (12 horas, 24 horas). Os provedores brasileiro eram o MANDIC e UOL.

Sunday, June 03, 2007

ANIVERSÁRIO DOS RATOS DI VERSOS - Maio de 2007 / Lapa


















BREVE HISTORINHA
Foi numa quarta-feira, dia 17 de maio de 2006 que pela primeira vez o RATOS DI VERSOS ocupou o Beco do Rato, na Lapa, inaugurando uma moderna modalidade de poetizar na rua. Desde então, o grupo se reúne às “quartas sim”, “quartas não” no mesmo local. O RATOS DI VERSOS faz parte de um projeto de revitalização de uma parte da Lapa que andava esquecida. A cooperativa cinematográfica “Fora do Eixo”, que já produzia o cine-clube as quintas, deu força e o aparato que precisávamos para o evento quinzenal.
O RATOS DI VERSOS foi criado e mantém-se até hoje com um sistema organizacional em auto-gestão, com o público opinando, alterando e negociando o momento de ocupar o espaço aberto e livre aos pensamentos que possam ser ditos. O grupo prima por não anunciar atrações principais, tratando famosos e anônimos com o mesmo grau de importância para o decurso do evento. A música é uma aliada, de vez em quando pinta dando embalo para a palavra falada, mas o forte do RATOS é mesmo a poesia. Dudu Pererê, Daniel Soares, Carluxo, Dalberto Gomes, Juliana Holanda e Marcelo Nietzsche são os ratos mais antigos e também os que respondem(ou perguntam?) pelo RATOS DI VERSOS.
Outros Ratos que já passaram pelo projeto como: Moleque velho (Iverson Carneiro), Maurição, Maristela Trindade, Leprevoste entre outros.
O nome deu-se fazendo alusão ao lugar de realização –Beco do Rato- e também pelo incentivo que o grupo dá para qualquer um que queira expressar palavras com ou sem microfone. Em um caderno que passa de mesa em mesa, de mão em mão, é construído um poema que cada um participa em benefício de todos. Nesse caderno poetas e não-poetas contribuem com seus escritos para a realização do já tão famigerado Poema Coletivo, que na semana seguinte é publicado no blog:
www.ratosdiversos.blogspot.com, e se alguém quiser, pode ser lido durante o evento. A interação de todos é a essência do RATOS DI VERSOS.
Durante o RATOS DI VERSOS ninguém é anunciado para falar, deixando que os participantes(nós também somos participantes) negociem e decidam a ordem e o momento que irão atuar. É assim que funciona nossa auto-gestão, e esse sistema que tenta deixar todos em “pé de igualdade” proporciona o surgimento de novos escritores e faladores de poesia.
Mas os RATOS não agüentavam mais esperar 15 dias até a “quarta sim”, e a partir do dia _______ marcaram encontro no restaurante Artesão, em Botafogo, nos dias de “quarta não”. Lá os participantes homenageiam poetas contemporâneos, e assim como na Lapa, as pessoas levam textos e têm direito de manifestação. O RATOS DI VERSOS vem modificando o jeito de pensar saraus, no RATOS a maior atração é você!


Rataiada assistindo ao curta metragem "RATOS DI VERSOS" no beco.







































1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Blog tá bonito hein... parabéns.

9:48 PM  

Post a Comment

<< Home